sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Formatar Números com PHP

Com o PHP é possível formatar números com casas decimais, vírgulas e pontos. A função utilizada para isto é a number_format().

Vale lembrar que esta função aceita somente 1, 2 ou 4 parâmetros.

Segue alguns exemplos da utilização da função:

$valor = 123456;

echo number_format($valor); # 123,456
echo number_format($valor, 2, ",", " "); # 123 456,00
echo number_format($valor, 2, ".", ""); # 123456.00
echo number_format($valor, 2, ",", "."); # 123.456,00

O JavaScript possui funções específicas para obter a resolução da tela do usuário. O seguinte código obtém a altura e largura da resolução do monitor:

<script type="text/javascript">
function getResolucao()
{
if (self.screen)
{
largura = screen.width;
altura = screen.height;
}
}
</script>


Dessa forma as variáveis largura e altura irão possuir respectivamente a largura e a altura da resolução do monitor.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Desabilitar Botão Direito do Mouse

Com JavaScript é possível desabilitar o menu contextual que aparece quando se clica com o botão direito do mouse em um site. Vale ressaltar que este é apenas um método para incrementar a segurança, não sendo referência definitiva no quesito segurança. Qualquer usuário com um pouco mais de conhecimento pode desabilitar ou burlar esta função.

O seguinte código desabilita o menu contextual exibido a partir do clique com o botão direito do mouse:

<script language=JavaScript>
function desabilitaConexto()
{
alert("Tratamento qualquer para a chamada da função.");
return false;
}

document.onContextMenu = desabilitaConexto();
</script>

Lembrando que qualquer script deve estar entre as tags <head> e </head>.

O termo "validação em JavaScript" é um pouco incorreto para descrever o processo de amparar os usuários no momento de preencher corretamente formulários. Na verdade, a linguagem server-side adotada executa a validação - JavaScript meramente provê uma assistência. Mas quando a validação e a assistência não vem da mesma origem, não faz mais do que confundir as pessoas.

Formulários web são os meios pelos quais o HTML se faz interativo - é através destes formulários que as aplicações web recebem dados dos usuários. As vezes estes dados podem não possuir restrições. Em outras ocasiões, os dados devem ser avaliados para garantir que os dados inseridos estão no formato correto, particularmente informações como endereços de e-mail, URLs e cartões de crédito. É sabido que a chave para dados bem formatados é a validação no lado do servidor, e o JavaScript apenas ajuda o usuário a saber o formato correto desejado sem ter que esperar por um processamento no lado do servidor. Desenvolvedores têm combinado funcionalidades do JavaScript com validações no lado do servidor. Contudo, a maioria das formas de validação realizam a mesma tarefa, usando tecnologias diferentes. Um sistema bem implementado e relativamente seguro implementa validações no lado do servidor e utiliza JavaScript para melhorar a interatividade com o usuário.

Estritamente falando a validação com JavaScript não é uma validação - apenas auxilia na entrada de dados. Qualquer um pode burlar o JavaScript; é uma ajuda, não a palavra final. Ele simplesmente ajuda a dar confiança para o usuário no momento de pressionar o botão para submeter as informações.

JavaScript fornece assistência quando construído separadamente à validação no lado do servidor, mas não é o ideal. Na pior das hipóteses, as duas validações irão funcionar diferentemente, e o que é válido no cliente não é válido no servidor. Na melhor das hipóteses, as validações irão trabalhar corretamente. Mas com a validação em vários locais, há uma crescente probabilidade de que apenas uma irá receber os dados atualizados quando mudanças forem requeridas, obtendo neste ponto resultados inconsistentes.

Um exemplo da obrigatoriedade do uso de validações no lado do servidor é quando da entrada de dados pelo usuário, onde tais dados interagem com o banco de dados. Dependendo de como os scripts do aplicativo web foram construídos, existe a possibilidade de tentar uma invasão indireta. Suponha que uma página tenha um campo que permite ao usuário digitar um palavra a ser buscada. Quando insere os dados e envia ao servidor, o script cria uma consulta simples:

SELECT * FROM tabela WHERE campo = 'padrao';

Como neste caso o caractere delimitador usado é o apóstrofo, pode-se enganar o sistema digitando algo como:
"padrao'; DELETE * FROM tabela;"

O resultado disto é que todos os dados da tabela "tabela" serão apagados. Ou seja, se existe apenas um mecanismo de validação em JavaScript que impessa de entrar com caracteres especiais SQL, este mecanismo pode ser facilmente burlado e a string contendo funções SQL irá para o servidor e será executada.

Finalmente, a validação no lado do servidor é requerida. JavaScript auxilia de maneira agradável. Se você busca segurança, pense primeiro em todas as possibilidades de validações no lado do servidor e só então valide com JavaScript.

Livre tradução de JavaScript: It's Just Not Validation!
Adaptado por Anderson Dias

O Internet Explorer leva em conta não a altura indicada de um elemento, mas sim as alturas dos elementos desse elemento.

Com o código abaixo é possível fazer com que a altura indicada em porcentagem para uma DIV seja respeitada no Internet Explorer, ou seja, se uma DIV é pra ter 100% de altura, então ela terá!

Testei este código no Internet Explorer, Firefox e Opera, funcionou em todos. Provável que funcione para qualquer nevegador.

<style type="text/css">
html {
height: 100%;
}
body {
margin:0;
padding:0;
height:100%;
}
#camadaTeste {
min-height:100%;
height:auto;
width:100px;
background:#FFCC00;
}
/* Para Internet Explorer */
* html #camadaTeste {
height:100%;
}
</style>

<div id="camadaTeste">Conteúdo</div>


UPDATE

#camadaTeste: removida a propriedade height:100% e acrescentada min-height:100%; height:auto;
Acrescentada a correção para casos de conteúdo extenso que necessitem de redimensionamento automático:

/* Para Internet Explorer */
* html #camadaTeste {
height:100%;
}


Valeu "Anônimo" pela observação!

Utilizando folhas de estilo CSS é possível centralizar uma DIV verticalmente e horizontalmente na tela, independente da resolução que está sendo usada. Segue o código e posteriormente a explicação.

#idCamada {
background:#FF0000;
position:absolute;
left:50%;
top:50%;
margin-top:-150px;
margin-left:-300px;
width:600px;
height:300px;
}


Com o código CSS acima é possível centralizar horizontalmente e verticalmente uma DIV. Basta criar a DIV <div id="idCamada">Conteúdo</div>.

A margem esquerda margin-left deve assumir o valor negativo da metade da largura width, ou seja, como width é 600, margin-left assume o valor -300. O mesmo se aplica à margem superior margin-top em relação à sua altura. Sendo a altura 300, margin-top assume o valor -150 (atente para o valor negativo).